
Lixo Eletrônico produzido no mundo
Trocamos boa parte dos papéis por itens eletrônicos, como smartphones, livros eletrônicos ou computadores. Porém, o processo de reciclagem de toda essa parafernália ainda é muito primitivo, segundo aponta um relatório do ITU (órgão da ONU para telecomunicações). Segundo o estudo, 80% do lixo eletrônico (ou 35,8 milhões de toneladas) produzido não foi reciclado.
Chamado de "The Global E-waste Monitor", o levantamento estima que 45 milhões de toneladas de eletrônicos foi jogado no lixo em 2016 e apenas 20% disto (8,9 milhões de toneladas) foi reciclado de forma apropriada. A reciclagem desses itens é importante, pois pode expor o ecossistema a metais e compostos perigosos.
O volume de lixo eletrônico descartado aumentou 8% em relação a 2014, quando foi de 41 milhões de toneladas. Segundo o estudo, elaborado pela Universidade da ONU em parceria com a União Internacional de Telecomunicações da ONU e Associação Internacional de Resíduos Sólidos, o peso do lixo eletrônico gerado no ano passado é equivalente a cerca de 4,5 mil Torres Eiffel.